Atividade 01 – M03

Segurança na Internet

Objetivos : Esta atividade traz reflexões sobre diferentes comportamentos na internet associado a gênero e sobre os seus malefícios e benefícios no mundo. Para que os alunos e alunas façam essa atividade eles precisarão conhecer o editor de documentos: google documentos e manipulações do Drive, que faz parte das ferramentas gratuitas no Drive.

Ferramentas e Materiais: Data Show, Google Drive e Documentos.
Tempo sugerido: 1 hora e meia.

Parte 01:

As/Os alunas/os devem em grupo desenvolver uma apresentação elencando os potenciais riscos de utilização da Internet, registrando se existem diferentes riscos para as meninas e meninos. Os registros das ideias dos grupos podem ser efetuados na forma de listas, ou de tabela. Exemplo:

Parte 02:

É importante colocar questões que contribuam para a produtividade da discussão. Por exemplo:

“Quais jovens correm mais riscos na internet? Meninos ou meninas? Eles têm comportamentos diferentes?”
É importante ressaltar que os riscos estão ligados a comportamentos e não ao sexo feminino ou masculino. E que são, muitas vezes, os estereótipos de gênero que conduzem os meninos a “não ter medo” e as meninas a “ser mais vulneráveis”. Para ampliação da reflexão o aplicador deve mostrar os vídeos indicados sobre atividades na internet e seus respectivos riscos.

Mostrar vídeos sobre:
1. Privacidade na Internet
2. Fake News
3. Uso do Celular

Parte 03:

Em uma Documento as/os alunas/os em grupo devem listar benefícios do uso da internet, cada membro deve listar um benefício. Solicite que façam em um documento compartilhado e que após todos terminarem, envie para o gmail da aplicadora/aplicador responsável. Além disso, podem introduzir uma discussão de como as pesquisas eram feitas antigamente e em que época isso começou a mudar.